domingo, 23 de janeiro de 2011

Cidadãos protestem!

Brasília, a cidade planejada e em permanente construção, onde o que interessa e impressiona é o imprevisível. Palco principal das decisões políticas do país não poderia deixar de ter suas largas contradições. Tão largas quanto seu eixo monumental. Lado a lado: exuberância e mazelas. Projeto arquitetônico ousado e sofisticado para o plano piloto que não incluiu as cidades satélites, obra da sabedoria popular. Brasília é um projeto inacabado. Feito a todo momento por quem nele mora, caminha, trabalha, ri, soa, prospera, sofre, saúda e se despede. Brasilienses, nordestinos, paulistas, brasileiros de todas as partes fazem de Brasília a obra que ela é.
Dedicado a todos os amigos e amigas de Brasília, sem os quais a cidade não seria a mesma.
[Foto: Ruivo Lopes | Brasília, 2011 | Pixação política no parapeito da passarela superior da Rodoviária do Plano Piloto. Ao fundo, o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios. À direita, a Capela Metropolitana]

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Invisibilidade social e criminalização de movimento contrário ao aumento da passagem de ônibus em São Paulo

Carregado de recicláveis, catador corre em meio ao trânsito da Rua da Consolação para tentar fugir da forte chuva que caiu na tarde de hoje em São Paulo. A chuva o pegou segundos depois do registro da foto. População ainda em situação de vulnerabilidade social, os catadores contam com o apoio do poder público para a execução de políticas de inclusão socioeconômica para o segmento.

Assista | Polícia Militar reprime violentamente participantes da manifestação ocorrida no fim da tarde ontem (13) contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo.

Agende e participe!

21/01, 18h - Encontro preparatórico do Tribunal Popular da Terra, a ser realizado no fim de 2011. O Debate sobre "Políticas e Direitos Indígenas" ocorrerá no Espaço Ay Carmela, na Rua dos Carmelitas, 140, Sé (próximo ao Poupa Tempo).

domingo, 2 de janeiro de 2011

Heleieth Saffioti (1934–2010): uma mulher na luta de classes

Heleieth Saffioti (1934–2010) na sua tese de doutorado defendida em 1966 e publicada em 1969: A Mulher na Sociedade de Classes, demonstrou que atuar pela libertação das mulheres exige o engajamento na luta de classes. Temos que remeter a luta de emancipação feminina à luta de classes, declaração dela ao jornal Brasil Mulher, em 09/10/1975. Naqueles anos conturbados em que se entendiam lutas especificas e gerais como antagônicas, seus estudos definiram um rumo aos movimentos: as lutas das mulheres e as lutas de classes devem caminhar juntas e estão entrelaçadas pelo mesmo sistema de opressão e exploração. Leia o artigo "Heleieth, a ousadia do livre pensar feminista!", homenagem de Maria Amélia de Almeida Teles.


Assista | Augusto Boal "A política é a arte de tornar possível o que é necessário fazer"

Brasil profundo A História do Brasil está fortemente marcada pelo oficialismo das elites da vez. Constitui a História do Brasil uma rigorosa seleção de "fatos" cujos desdobramentos históricos raramente escapam à conciliação social. Na voz dos excluídos da História, a memória e a narrativa revelam o que a História Oficial faz questão de esquecer: a guerra das elites contra o homem comum. Guerra que precede e força a conciliação social. O jornal O Estado de S. Paulo, num momento de lucidez jornalistica, disponibiliza para acesso virtual a reportagem "Guerras desconhecidas do Brasil", de Leonencio Nossa e Celso Júnio. Acesse a reportagem e entenda por que as guerras do passado ajudam a explicar problemas sociais do presente.

Baixe

História Geral da África Publicada em oito volumes, a coleção completa História Geral da África está agora também disponível em português para download gratuito. Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.

Conheça

O blog do Espaço Cultural Mané Garrincha. Espaço dos sem terra, dos famélicos da terra, dos sem teto, dos sem-universidade, dos sem emprego, mas que se reconhecem nos movimentos sociais.

O blog Provacontato do fotojornalista porto alegrense Daniel Marenco e veja ensaios fotográficos pelo Brasil afora.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Passado, presente e futuro: despedindo-se de 2010, saudando 2011

O futuro ainda não existe e, quando chegar, deixará de ser futuro, para ser presente. O passado já deixou de existir e, quando existiu ainda não era passado, mas sim, presente. O presente é o único momento que realmente existe para nós.
O que realmente conta é o momento presente. É no presente que devemos colocar nossa energia, nossa atenção, nossa concentração. É no presente que devemos investir nossa ação, pois é no presente que podemos modificar as conseqüências do passado e mudar as perspectivas e possibilidades para o futuro.
Que no ano que se inicia façamos, aqui e agora, um mundo mais justo, solidário e igualitário.
[Foto-montagem: Ruivo Lopes | Relógio do Conjunto Nacional, São Paulo-SP]