sexta-feira, 13 de março de 2020

Em SP, encontro Marielle Vive! debate segurança e direitos humanos nas periferias

Se ligaí! 

Acontece neste sábado (14), a partir das 9h30, o Marielle Vive! - Ato-Debate: Que segurança queremos? (CLIQUE!), na Paróquia Santos Mártiress, na Rua Luís Baldinato, nº 9, Jardim Angela, zona sul de SP.

Na pauta: Qual a segurança que temos? Qual a segurança que queremos?, abordagem com Bruno Paes Manso, Helena Silvestre, Ruivo Lopes e Stephanie de Oliveira Cunha. Compartilhe e participe!

Dois anos do assassinato de Marielle Franco e Anderson Silva. Duas das 65 mil pessoas mortas anualmente em nosso país (Instituto Igarapé). 

Você sabia que 18% dos homicídios do mundo acontecem no Brasil? Isso significa que a cada 100 assassinatos que acontecem no mundo 18 são em terras brasileiras (Instituto Igarapé).

Você sabia que a nossa polícia é a polícia que mais mata no mundo, 6 mil pessoas foram mortas em 2016, de acordo com os dados oficiais. Nos Estados Unidos, por exemplo, foram 452 (Uniform Crime Reporting/FBI).

Vamos nos reunir para conversar sobre possíveis caminhos para o enfrentamento do feminicídio e da violência policial, direito à cidade e educação em direitos humanos. Venha sonhar com a gente a segurança que queremos.

==============================

AGENDA

1) Mesa de debate - 9h30-11h
Bruno Paes Manso é jornalista e integrante do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo.
Helena Silvestre é feminista favelada, militante afroindígena das lutas territoriais, escritora, educadora na Escola Feminista Abya Yala e editora da Revista Amazonas.
Ruivo Lopes é educador do Círculo de Cultura, Educação e Direitos Humanos.
Stephanie de Oliveira Cunha é técnica Psicóloga da Casa Sofia e voluntária do Cursinho Ubuntu.

2) Rodas de conversa - 11h-12h
Encaminhamento de propostas - 12h-12h30
A ideia é elaborarmos uma carta proposta com a segurança cidadã que queremos.
==============================
Obs. os dados desta nota foram retirados da matéria de Daniel Veloso Hirata e Carolina Christoph Grillo publicada na Le Monde Diplomatique (fevereiro/2020)
Organização: Fórum em Defesa da Vida
(parte da campanha Vida Viva)

*** Fontes dos dados apresentados:
Instituto Igarapé
Uniform Crime Reporting/FBI

Nenhum comentário: