quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Slam Capão reúne onze poetas e um livro

                                            Livro e Poster Lambe Lambe do Slam Capão (2020)

Chegou em minhas mãos o livro "Favela em Ação", organizado pelo Slam Capão, coletivo criado por jovens mulheres do Capão Redondo, emblemático bairro da zona sul de São Paulo.

Pra quem ainda não conhece, "os slams são campeonatos de poesia de autoria própria (...). Com texto escrito previamente ou improvisado (...). O júri é escolhido na hora e dá notas inteiras ou fracionadas (...). Entre todos os competidores, a maior nota vence", explica o texto na contracapa do livro.

Já nas orelhas do livro, o crítico literário Reynaldo Damazio destaca que "o movimento que vem das periferias desloca o eixo da escrita e da leit
ura, da hegemonia da edição e circulação do poema, abrindo espaço para novas vozes, escancarando a realidade excludente e desigual do país, com ritmo e crítica, metáfora e denúncia".

No prefácio, Geovana Maria, integrante do Slam Capão, escreve sobre o início do coletivo até a publicação do livro e conta como a poeta Kimani venceu competições locais, chegando a representar o Brasil na Batalha Mundial na França, para onde "levou junto de si o Capão pro Mundo".

A apresentação é assinada por Emerson Alcalde, curador do Torneio dos Slams. Ele escreve como ocorreu, do começo ao fim, o torneio de 2019 e a participação das comunidades slams, incluindo as da Grande SP. Em sua narrativa, Alcalde refere-se aos coletivos slams como comunidades, isso se deve ao fato dos coletivos destacarem - e às vezes ostentarem - em seus trânsitos os lugares de origem aos quais pertencem, assim como fazem outras expressões culturais das periferias. Impossível não pensar na herança da cultura Hip Hop, territorializada desde a origem. "É nas rodas culturais ocorridas em praças e ruas que as intervenções artístico-literárias habitam, comunicando-se diretamente com os transeuntes em um ato imediato e efêmero, mediado pela expressão corporal, vocal e pelo discurso afiado. A recepção a obra é coletiva, ampliando a noção de comunidade (...). Poetas e plateia tornam-se cúmplices uníssonos na participação.(...) As vozes dos slammers nos fazem crer que não estamos sozinhos", escreve Alcalde. O Slam Capão foi a comunidade vencedora desta edição e o prêmio incluiu a publicação deste livro.

O livro reúne onze poetas e três textos para cada. Antes de cada texto, o leitor é apresentado ao poeta por meio de breve biografia sempre seguida por retrato do poeta. Dos onze poetas do livro, oito são mulheres. Além dos paulistanos, alguns tem origem em outros estados como Minas Gerais, Ceará e Rio de Janeiro.

O tempo do poema falado conta para a apresentação do poeta durante cada etapa do slam. Assim, é possível perceber também a presença do tempo no poema escrito. Nesta versão dos poemas falados, tempo e ritmo atuam no subconsciente do leitor, principalmente para quem já ouviu ou testemunhou algum destes poemas declamados - anunciados ou falados - pelo próprio autor. Escritos, o poemas apresentam formas da prosa com parágrafos bem definidos e da poesia com tradicionais conjunto de versos. Em comum, a primeira pessoa como sujeito das narrativas.

No posfácio, a trabalhadora da cultura Priscila Mastro escreve: "Este livro é da quebrada, mas é a resposta de que a quebrada não está pegando caco de nada, ela está buscando de volta toda referência negada, todo ouro roubado, toda a história que tentaram apagar. O futuro certamente lerá esse livro e saberá porque a história mudou no meio do caminho, muito tempo depois da invasão do Brasil".

O livro foi publicado com apoio da Ação Educativa/Estéticas das Periferias - 2019, Poiesis, Casa das Rosas e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e editado pela Cosmos.

Acompanha o exemplar que tenho em mão um poster lambe lambe com a mensagem afirmativa "Eu amo slam". Nada mais sugestivo!

Livro: "Favela em Ação", 168 páginas
Gênero: Poesia
Autor: Slam Capão (org.)
Editora: Cosmos, 2020
Contato: cosmos@editoracosmos.com.br
Sítio: www.editoracosmos.com.br

Nenhum comentário: