domingo, 1 de agosto de 2010

Justiça: Edifícios São Vito e Mercúrio continuarão de pé

A Justiça paulista acatou o pedido de organizações de defesa de direitos e suspendeu a demolição dos Edifícios São Vito e Mercúrio, dois velhos gigantes situados na Avenida do Estado, região do Parque Dom Pedro II. Motivo: os famosos edifícios foram desapropriados há anos por haver interesse social na revitalização do Centro com a implantação no local de moradias populares. Para a Justiça, a demolição caracteriza desvio de finalidade, além de se antecipar ao planejamento urbano, ainda inexistente, precedido de audiência pública.

Zé Celso 1 x 0 Silvio Santos
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou o Teatro Oficina, no bairro do Bexiga, em São Paulo. Não seria pra menos, o Teatro Oficina é um dos mais importantes espaços de criação teatral do País desde os anos 1960. Com o tombamento, ficam preservadas as características do espaço, a área do entorno que garante sua proteção visual, a vegetação local, além de impor limites para a construção no lote vizinho. Quem não deve ter gostado muito do tombamento foi o grupo do Silvio Santos que planejara ali a construção de um shopping center. Já o diretor do Teatro Oficina, Zé Celso, comemorou o tombamento.

Acesse

CICAS (www.projetocicas.blogspot.com) - O CICAS (Centro Independente de Cultura Alternativa e Social), localizado num dos galpões da COHAB do Jardim Julieta, zona Norte de São Paulo, numa iniciativa independente, transforma e recupera o local, proporcionando uma opção de cultura, esporte e lazer para a comunidade com espaço para biblioteca, cinema, estúdio musical, oficinas e cursos de teatro e música, artes plásticas, capoeira, e festivais culturais. O CICAS, atualmente, enfrenta uma ordem de despejo por parte da subprefeitura da Vila Maria, que alega irregularidades na construção, por outro lado, sabe-se também que há o interesse de empresas na licitação para a revitalização de uma suposta praça no local.

NPC (www.piratininga.org.br) - O NPC (Núcleo Piratininga de Comunicação) é constituído por comunicadores, jornalistas, professores universitários, artistas gráficos, ilustradores e fotógrafos que, há quatorze anos, trabalham com o objetivo de melhorar a comunicação, tanto de movimentos comunitários ou populares, quanto de sindicatos e outros coletivos.

Baixe

O livro Teorias dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos, da socióloga Maria da Glória Gohn, está disponível na internet. A obra faz um mapeamento das diversas teorias sobre os movimentos sociais. O livro contém três partes. A primeira destaca teorias em abordagens norte-americanas sobre a ação coletiva; a segunda aborda a produção teórica européia, das teorias marxistas clássicas à teoria dos Novos Movimentos Sociais. Já a terceira trata do paradigma Latino-Americano. Destacam-se as abordagens que têm sido feitas sobre os movimentos sociais populares latino-americanos, urbanos e rurais, assim como estudos sobre os movimentos de gênero; etnia; ambientalistas; em defesa da paz e dos direitos humanos; entre outros. Clique aqui para baixar o livro.

O livro O que é a favela, afinal?, organizado pelo Observatório de Favelas, é fruto do seminário homônimo, realizado em 2009 no Rio de Janeiro. Nele é apresentado uma diversidade de experiências e olhares em contraponto à visão predominante sobre as favelas, que criminaliza esse espaço e seus moradores. A publicação reúne artigos de 10 pesquisadores sobre o tema, além do registro do seminário. Apresenta ainda a declaração O que é a favela, afinal?, elaborada a partir das diferentes idéias presentes no seminário. O objetivo é, além de pensar as favelas de modo crítico e inovador, propor relações democráticas com esses territórios, para que se efetivem políticas públicas que garantam e afirmem os direitos da população marginalizada. Clique aqui para baixar o livro.

Um comentário:

Ruivo Lopes disse...

Edifícios São Vito e Mercúrio: mais uma vez venceu a insensatez da justiça paulista "Finalmente, São Vito vai virar ruínas (Diário de S. Paulo/SP, 09/09)".