quarta-feira, 2 de março de 2011

Rock, revolução e videotape


Em 1979, a Revolução Islâmica no Irã impôs uma férrea censura ao rock e a outras formas da "cultura decadente do Ocidente". No mesmo 1979, Frank Zappa, inspirado pelos mesmos acontecimentos, lançou seu Joe’s Garage. No disco, as palavras de Zappa são certeiras. Leia o artigo na íntegra aqui.


Assista | Je Vous Salue, Sarajevo, texto, narração e direção de ninguém menos que Jean-Luc Godard. O filme foi a exceção na última Bienal de São Paulo, que teve como tema principal a "política na arte". Tema, aliás, familiar e por isso mesmo conflituoso para um diretor como Godard. O texto narrado por ele no filme não deixa sombra de dúvida. Cultura é a regra e arte a exceção, diz Godard. Para o diretor francês, todos falam a regra, ninguém fala a exceção.

Agende-se e participe!

Até 13/03, sab às 19h30 e dom às 20h - O Percevejo, de Vladimir Maiakovski. Último texto do autor antes do suicídio em 1930. Comédia fantástica, cheia crítica e sarcasmo, sobre a história de um patético herói da revolução russa ressuscitado no distante futuro de 1979. Imperdível! No Indac - Escola de Atores (Praça Américo Jacomino, 63, Sumarezinho, ao lado do metrô Vila Madalena , 3862-0947). Gratuito.

Até 26/06, sáb e dom, às 20h - O Núcleo 184 apresenta o espetáculo teatral Rosa Vermelha - Concerto Mínimo para a Vida, Obra e Morte de Rosa Luxemburgo, O Socialismo ou a Barbárie. A peça conta a história da polonesa Rosa Luxemburgo, revolucionária que atuou pelo socialismo internacional, fundadora do Partido Comunista da Alemanha e assassinada em 1919 por militares de extrema direita. Teatro Studio 184 (Praça Franklin Roosevelt, 184, Consolação, 3259 6940). Gratuito.

Conheça!

O blog de Rômulo Santos e veja interessantes produções pedagógicas em audiovisual.

O álbum virtual fotográfico de Marcão Palhano e veja belíssimas fotos de cultos religiosos afro-brasileiros de São Luis (MA).

A Casa-Museu Fernando Pessoa, localizada em Lisboa (Portugal), lançou uma ferramenta incrível que permite ao internauta de qualquer parte do mundo acessar a vasta biblioteca do poeta português, percorrer seus interiores, ler suas anotações e conhecer sua letra miúda, espremida em cantos de página. O acervo virtual do poeta pode ser acessado aqui.

Baixe!

O Portal Domínio Público propõe o compartilhamento de conhecimentos, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores uma biblioteca virtual de referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Seu principal objetivo é promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. O Portal Domínio Público, ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários. Acesse agora e baixe o conto Pai contra mãe, de Machado de Assis, sobre o cotidiano no período em que vigorou a escravidão de negros no Brasil.

Nenhum comentário: