terça-feira, 19 de junho de 2012

Gog: a voz da periferia na Cúpula dos Povos


Presente na Cúpula dos Povos, evento paralelo dos movimentos sociais a Rio+20, Genival Oliveira Gonçalves (foto), ou simplesmente Gog, como é conhecido no rap nacional, defendeu as causas das periferias basileiras no encontro que debateu a experiência brasileira de participação social da Juventude.
Na entrevista que deu a Revista Fórum, quando lhe foi perguntado como via o desenvolvimento sustentável na ótica da perfieria, Gog disparou: "Para nós, é quase como um desenvolvimento etário, diante do extermínio, diante da alimentação, do protagonismo. Para nós as questões são muito mais profundas, nos temas da esquerda, dos movimentos sociais, a questão negra é sempre um recorte dentro desses temas. Temos que lutar tanto pela inclusão do tema, como para sermos incluídos dentro do tema. Vejo a Rio+20 ainda como um vento, uma brisa, diante do nosso desenvolvimento que passa por um sustento que é vital para nós. A nossa discussão aqui é sobre a vida. É para que nossos jovens não sejam exterminados, no momento em que ele mais pode produzir, essa pátria mãe os elimina através de seu braço armado, que é a polícia. E o pior, com o aval, não só do Estado, mas da opinião pública".
Gog defendeu ainda o papel transformador e libertador da cultura, seu apoio estratégico a Dilma no momento da campanha presidencial e a exigência da retirada da Marinha no Quilombo Rio dos Macacos, na Bahia.  Confira a entrevista completa aqui.


Enquanto isso na cidade de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab cassou a permissão de cerca de 500 trabalharoes ambulantes, os chamados camelôs, que a partir de amanhã terão que sair da Rua 25 de Março. No mês passado, Kassab já tinha revogado a licença de cerca de mil trabalahdores legalizados, a metade deles são portadores de deficiências físicas. A medida vale para os trabalahdores que ficam nas regiões da Luz, Lapa e da 25 de Março, área de maior comércio popular da cidade. Outros 380 permissões já foram cassadas pela prefeitura em toda a cidade. A Defensoria Pública intercedeu a favor dos trabalhadores e tentou barrar na Justiça a medida, mas justiça e prefeitura concordam com expulsão dos camelôs das ruas. A prefeitura promete, sem dizer quando e em ano de eleições, construir três shoppings populares e enquanto esses locais não ficarem prontos, os idosos e deficientes terão o apoio da prefeitura, como trabalhar espalhados nas feiras livres da cidade.

Manifestantes cobraram hoje (18) do governandor Geraldo Alckmin "arquivo" sobre crimes cometidos pelo Estado e denunciaram perseguições a movimentos sociais e populares, despejos forçados de famílias sem-teto e o extermínio sistemático da população negra e pobre das periferias pelas policias. Assista o video aqui.

Nenhum comentário: