quarta-feira, 5 de março de 2014

Perifeminas II - Sem Fronteiras: livro reúne 52 mulheres brasileiras e estrangeiras e registra histórias, poesias, contos, desabafos e relatos de mulheres da cultura hip-hop



Com a participação de 13 mulheres que vivem em outros países e 39 brasileiras, a Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop (FNMH²) lança, na próxima sexta-feira, dia 7, às 19h, na Ação Educativa (R. General Jardim, 660, Vila Buarque, região central de SP), o livro Perifeminas II – Sem Fronteiras (Literarua, 104 págs.), que traz um compilado de histórias, poesias, contos, desabafos e relatos de mulheres que fazem parte da cultura hip-hop. Durante o lançamento, parte das autoras estará presente para assinar a obra e comentar os textos.

Com uma apresentação sobre a participação das mulheres na literatura marginal e periférica no Brasil, o livro é a continuidade de um projeto que surgiu em 2012 e já publicou 62 escritoras no primeiro volume da antologia, chamado Perifeminas – Nossa História, divulgado aqui.

Entre os textos selecionados para compor a nova obra, MCs, B.girls, graffiteiras, Djéias – feminino de Djs -, poetizas, militantes e também escritoras imprimem nas páginas do livro a própria história de anos de vivência e luta pelo movimento hip-hop, em situações que incluem ativismo social, feminismo e valorização dos elementos da cultura.

A jornalista Jessica Balbino apresenta no livro uma pesquisa histórica elaborada sobre a participação da mulher na literatura marginal e periférica do Brasil. A  ilustradora Caju assina a arte da capa. A diagramação ficou por conta da graffiteira Riska, que também assinou o trabalho no primeiro volume. O editorial foi assinado por Lunna Rabetti, que é a criadora da frente. Priscila Vierros e Vanessa Soares fizeram a revisão do livro. Já a tradução das estrangeiras ficou por conta da b.girl Miwa. O projeto foi viabilizado pelo VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), por meio da proponente e integrante do grupo Odisseia das Flores, Jô Maloupas. Todas da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop.

Sobre a FNMH²

A Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop, coletivo de mulheres ativas da cultura Hip Hop, está presente em mais de 15 Estados no Brasil, que vem desde março de 2010, realizando e ampliando seu leque de ações em prol da liberdade feminina, destacando a importância da participação das mulheres na sociedade através de atividades temáticas, formação cultural, social, política e de cidadania.

Vale destacar, que são realizadas atividades pontuais conforme Agenda que envolve ações como: debates, fóruns, oficinas, shows, capacitação e formação, suporte técnico, elaboração de projetos sociais e culturais.

A FNMH2, tem intercâmbio internacional com os países da América Latina, África e Europa.

Põe na agenda e participe!

Lançamento Perifeminas II – Sem Fronteiras

Quando: sexta-feira, 7, às 19h
Onde: Ação Educativa
Endereço: Rua General Jardim, 660, Vila Buarque
(próximo ao metrô: Santa Cecília ou República)
Gratuito & Classificação: livre

Nenhum comentário: