terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Quem tem medo da verdade?

Não há nada que seja ruim que não possa piorar. É o caso da chamada intervenção federal na segurança público no Rio de Janeiro a mando do governo Temer, o mais impopular e ilegítimo governo desde a redemocratização do país, já aprovada pela Câmara e a espera de aprovação do Senado. 

O rito é apenas pró-forma numa democracia cada dia mais fragilizada, uma vez que as forças armadas já estão nas ruas do Rio. Não exatamente nas ruas, mas sim nas favelas cariocas, alvos das operações realizadas. 

Não há democracia que sobreviva com uma sociedade com medo, seja ele real ou fabricado. Caso contrário, esta mesma sociedade repudiaria com veemência o pedido do comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, em reunião do Conselho da República (19), para que fosse necessário dar aos militares "garantia para agir sem o risco de surgir uma nova Comissão da Verdade" no futuro. 

A Comissão da Verdade foi criada durante o governo Dilma para investigar crimes de tortura, execução, desaparecimento de pessoas e outras violações de direitos humanos cometidas durante a ditadura militar. 

É de suspeitar o que tem a temer o general Villas Bôas com uma nova Comissão da Verdade para investigar atos cometidos durante a intervenção federal no Rio!

Nenhum comentário: