sábado, 22 de outubro de 2011

Revista Veja: não leio e não gosto!

A revista Veja, porta voz semanal conservador da "minoria branca", como a direita brasileira costuma se referir a ela própria, tenta mais uma vez criar uma confusão ideológica na chamada opinião pública. Confusão que, claro, jogaria a seu favor se não fosse por um detalhe - que faz grande diferença. A indignação global expressada pelos movimentos que tem tomado os espaços públicos das cidades como atos políticos e propositivos, inclusive no Brasil, veem na revista Veja e nos grupos aos quais a semanal representa, os principais responsáveis pela manutenção do mais injusto sistema político e econômico que existe na face da Terra: o capitalismo!
A corrupção é um sistema de lucro distorcido, mas ainda assim, lucro (de poucos!), sem o qual o capitalismo (e a desigualdade) não existiria. O movimento global que está nas ruas nada tem a ver, por exemplo, com as caras pintadas de verde e amarelo do início dos anos 1990. Aquilo sim, cabia perfeitamente nas páginas amarelas da recalcada semanal que anos antes havia servido inclusive a ditadura civil-miltar.
Importante notar que nos cestos de livros e revistas espalhados pelo Acampa São Paulo há uma literatura de esquerda e humanista diversificada. No entanto, nenhuma revista Veja é vista no local. Isso porque - por uma questão ideológica -, a revista Veja não nos representa!

Nenhum comentário: