sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sarau da Ocupação São João: alto e bom som!

Numa antiga fôrma vertical,
Onde do alto avista-se o horizonte,
Junte dezenas de famílias, Josés e Marias
Misture muita luta, esperança
E vontade de viver um mundo mais justo e melhor
Para ver no que vai dar: Ocupação São João!


A boa quarta-feira (26) abriu os caminhos para o primeiro sarau de ritmo e poesia da Ocupação São João. O número 588 da avenida que dá nome a ocupação era só alegria.
Gente da poesia, da rima, do ritmo, do trabalho duro e das duras lutas do dia a dia soltaram a voz, a ginga e o verbo. Crianças, jovens, adultos, tudo junto numa só geração! Meninos, meninas, homens, mulheres, máximo respeito pelas opções. Tudo junto e misturado na mesma sintonia: a luta por um mundo mais poético, justo e igualitário nos une sempre!
A guerreira Nazaré abrindo os caminhos

Muita gente passou por lá, algumas mesmo sem estar presente. Os livros representaram, e mandaram bem. Teve a guerreira Nazaré abrindo os caminhos da noite para a poesia em voz alta e bom som, crianças lendo parlendas, vó recitando Florbela Espanca, menino recitando Elizandra Souza e menina Sérgio Vaz. Os agitadores Monge e Fefe invocando Leminski do além, que voltou só para dar um "oi". Teve Maria Tereza e suas Negrices em Flor, Luan Luando e seu Manda Busca passando de mão em mão, Henrique Godoy anunciando Roube-me Por Favor, o poeta Paulo e sua Perifatividade, Bruno e sua poesia no violão. Teve GOG, Alessandro Buzo e Tubarão como inspiração para não deixar a poesia cair nem o silêncio tomar conta do lugar. Pode aplaudir que é gente como a gente, é gente da gente! De norte a leste, tem sempre um centro no meio, Toroká, Elizandra e Avelino, rima e poesia na Brasa.

A vó, o elo de gerações

As crianças e suas realistas parlendas

A rima de Toroká

A poesia-protesto de Paulo Perifatividade

A poesia se armou e não mandou recado, disparou uma atrás da outra contra a violência contra a mulher, contra despejos forçados de famílias pobres, contra o desgastado sistema político vigente que não convence e não representa o povo, contra a especulação imobiliária e o capitalismo. Mas disparou também a favor da Ocupação São João e das lutas populares que fazem um mundo melhor. Porque um espaço ocupado é sempre um espaço encantado! Tudo isso - que não é pouco! - com a bênção do imortal poeta do povo Solano Trindade e suas poesias de combate.

Livros para um mundo melhor

Nenhum comentário: