sábado, 22 de setembro de 2012

Moinho: negligência e descaso em mais um incêndio na favela

Em carta aberta, moradores da Favela do Moinho, no Campos Elíseos, na região central, relatam sua frustração com a Prefeitura de São Paulo que não cumpriu o acordo de atendimento habitacional assinado em dezembro de 2011 entre Secretaria da Habitação (SEHAB), Defensoria Pública, Ministério Público e Escritório Modelo da PUC-SP.



Nove meses depois do incêndio que queimou mais de 400 casas na Favela do Moinho, o fogo voltou e novamente consumiu no último dia 17 parte das casas e também uma vida.



Diante do descaso, a Associação de Moradores do Moinho já confirmou presença na próxima reunião da CPI dos Incêndios em Favelas, inoperante até o momento, marcada para o dia 26, quarta-feira, às 12h, na Câmara Muncipal de SP (Viaduto Jacareí, nº 100, 8º andar, Sala Tiradentes) exigir explicação dos vereadores sobre as dúvidas que pairam sobre as verdadeiras causas dos incêndios recentes nas favelas localizadas em áreas de grande interesse do rico setor imoliário da cidade. Leia a Carta Aberta dos Moradores do Moinho.


Fogo no barraco

O número de investigação policial sobre os incêndios em favelas de São Paulo é muito pequeno. Apenas 1/3 dos incêndios registrados são investigados e não se tem notícia de esclarecimento algum sobre a origem ou autoria do incêndio. Um sítio na internet reuniu informações quentes sobre vários desses incêndios e disponibilizou com o nome de Fogo no Barraco. Pelo mapa, ocorrências de incêndios em favelas já foram registradas em todas as regiões da cidade. Os incêndios seguem a valorização de áreas de interesse imobiliário nos bairros.

Nenhum comentário: