domingo, 9 de fevereiro de 2014

Adquira sua antologia literária Perifatividade, volume 2, poesia e música!



É saber chegar, saber sair, saber estar!
Coletivo Perifatividade

Ainda está disponível a antologia literária do Coletivo Perifatividade, volume 2 (2013). A antologia reúne um time literário de 45 autores e autoras que juntos compõe um mosaico de gêneros e estilos próprios de tecer a palavra. O livro vem acompanhado de um cd com 11 faixas, mesclando música e poesia, ritmo a ritmo, verso a verso.

O livro apresenta narrativas cruas e nuas de um mundo tal como ele se apresenta. Mas também narrativas sinceras sobre um mundo inacabado e um profundo desejo de transformá-lo para melhor. O cd não fica atrás nem nas músicas nem nos poemas declamados.

O jornalista Igor Carvalho da Revista Fórum e do sítio SpressoSP, um dos responsáveis pelo documentário Quilombos Culturais, sobre os saraus periféricos, escreve no prefácio do livro que a “arte é possível, e ela é uma amante voraz da militância, que geme de prazer até acordar a vizinhança”.

A antologia traz muita gente já conhecida e outras nem tanto da literatura da periferia e das rodas de saraus poéticos cujos principais espaços estão localizados nas bordas de São Paulo e distantes das programações culturais oficiais. Lado a lado, Akins Kinte, Dexter, Débora Garcia, Emerson Alcalde, Fuzzil, Dinha, Luan Luando, Raquel Almeida, Walner Danziger, Chellmí, Vilma Negra Drama, Ruivo Lopes, etc. Alguns presentes no cd que trás também Vinão Alobrasil, Rinha de Galo, D’Grand Stilo, Michel Cena 7, etc.

No livro, gênero literário, estilo e temas variados revelam um olhar panorâmico protagonizado por quem escreve e a partir do olhar de onde cada um escreve.

Eu vou, invadir os palácios da literatura
e mostrar que os pés de barro
deixam bons rastros no tapete vermelho.
Eu vou, Chellmí

Há uma comunidade ali,
e eu sonhei que ela existia.
Comunidade, Fanti Manumilde

São Paulo adota a repressão intensificada 
e utiliza o aparato policial como personificação 
da democracia que temos no país.
Periferia, nossa faixa de Gaza, Sâmia Gabriela Teixeira

O Coletivo Perifatividade há mais de três anos articula, mobiliza e realiza ações culturais nos bairros que compõem o Fundão do Ipiranga, e reúne várias manifestações e linguagens artísticas sempre pelo fortalecimento das comunidades locais e da prática da solidariedade. Sarau, música, opinião e leitura, são algumas armas que o Coletivo tem pra apresentar.

Se você ainda não conhece o Coletivo Perifatividade e o Sarau Perifatividade aproveite pra conhecer. Mais informações: www.perifatividade.wordpress.com ou no facebook ColetivoPerifatividade e Sarau Perifatividade.

A antologia literária pode ser adquirida nos saraus e outras atividades do Coletivo Perifatividade no e-mail: perifatividade@gmail.com

Nenhum comentário: