segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Sozinhos na multidão



Em 2012, escrevi um poema chamado "Sozinho na multidão". O poema versava sobre um camelô que decidiu enfrentar a guarda que o perseguia e roubava sua dignidade. Era a luta de Davi contra Golias, o guardião da "cidade proibida" amparada no tripé "proibição", "criminalização" e "militarização" dos espaços públicos. Registrei a cena em um poema que pensei e gostaria que ficasse datado. A força dos fatos teima em deixá-lo atual. Eis alguns versos:

(...)
Aquele homem era um trabalhador
Mas naquele dia não deixaram ele trabalhar
Do pouco que tinha nada havia sobrado
Ele gritava sozinho na multidão

(...)
Aquele homem não tinha ido ali por acaso
Ele sabia de onde vinha a ordem pra tirar ele das ruas
Ninguém tinha dado permissão pra ele ficar ali
Ele gritava sozinho na multidão

(...)
Aquele homem sabia o que estava fazendo
Já tinha provado isso quando decidiu trabalhar na rua
Só estava cansado de ser caça na selva de pedra
Por isso, ele gritava sozinho na multidão*

Só em SP, em menos de trinta dias, dois trabalhadores ambulantes foram mortos, um pela GCM e o outro pela PM. O primeiro foi Edson Francisco Guedes, o Rapadura, bicampeão brasileiro de boxe, morto com seis tiros quando tentava vender garrafas d'água na porta da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em Santana, zona norte. O outro foi Carlos Augusto Braga, morto com um tito na cabeça quando tentava socorrer o amigo também ambulante dominado pelos policiais militares na Lapa, zona oeste. Para demonstrar que não se trata de caso isolado, o mesmo PM já havia matado neste ano um morador de rua  na mesma região.

Rapadura tinha dito a esposa que não deixaria as crianças passarem fome. Já Braga, disse a esposa que eles não correriam mais da polícia. Assim como os demais camelôs, ambos buscavam na rua a dignidade que lhes era devida. Morreram sozinhos na multidão!


* O poema "Sozinho na multidão" pode ser conferido na íntegra na antologia literária do Coletivo Perifatividade, Volume 2 (2012).

Nenhum comentário: