domingo, 28 de setembro de 2014

Programação comemora o centenário da escritora Carolina Maria de Jesus em SP


No ano em que a escritora Carolina Maria de Jesus faria cem anos, programação rende femenagens com oficinas, mesas-redondas, debates, filmes, intervenções cênicas e leituras em vários espaços de São Paulo









Muitas fugiam ao me ver
Pensando que eu não percebia
Outras pediam pra ler
Os versos que eu escrevia

Era papel que eu catava
Para custear o meu viver
E no lixo eu encontrava livros para ler
Quantas coisas eu quiz fazer
Fui tolhida pelo preconceito
Se eu extinguir quero renascer
Num país que predomina o preto

Adeus! Adeus, eu vou morrer!
E deixo esses versos ao meu país
Se é que temos o direito de renascer
Quero um lugar, onde o preto é feliz.

Carolina Maria de Jesus








 
PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO: CAROLINA MARIA DE JESUS

04/10, Sábado

10h às 13h | OFICINA: “CARTAS PARA CAROLINA: CHÃO, TETO E PÁGINA”, com Allan da Rosa

Criação pessoal e coletiva de textos e cartas, utilizando argila e trechos escritos por Carolina de Jesus enfatizando migração e moradia.
Ocupação São João
Av. São João, nº 588, República, centro de São Paulo
 
...................................

14h às 17h | SAMBA COM CAROLINA

Roda de sambas de Carolina de Jesus e sambas paulistas.
Com Camilla Trindade & Samba Wetu Ukweli Wetu

Biblioteca Mario de Andrade, das 14h às 17h
Rua da Consolação, nº 94, Centro


 

08/10, Quarta-feira, 19h às 22h

“NA ALVENARIA SAMBANDO A BITITA: CAROLINA ALÉM DE ‘QUARTO DE DESPEJO”

Projeção do filme: O PAPEL E O MAR, de Luiz Antônio Pilar

Mesa redonda:

“Sobre ‘Casa de Alvenaria’”
, com Fernanda Miranda (mestre em Letras, pesquisadora da obra de Carolina de Jesus)

“Carolina, personagem teatral”, com Lucélia Sérgio (Atriz e diretora na Cia Os Crespos)

“Sobre “Diário de Bitita e as músicas de Carolina” Com Flavia Rios (Socióloga, pesquisadora da vida e obra de Carolina de Jesus)


Intervenções de Janette Santiago
Biblioteca Mario de Andrade, das 14h às 17h
Rua da Consolação, nº 94, Centro


22/10, Quarta, 19h às 22h

“CAROLINA DE JESUS, LETRA QUE ARRANHA, ESPETA E FERTILIZA”.

Mesa Redonda
“Textos de sangue – o estilo e o abalo”, com Mário Augusto (Professor da UNICAMP, sociólogo)

“Carolina, suas armas, horizontes e rastros”, com Jarid Arraes (cordelista, pesquisadora e  jornalista)

“Carolina, sujeira no circuito editorial brasileiro?”, com Marciano Ventura (escritor e editor, criador do selo “Ciclo Contínuo”)

Biblioteca Mario de Andrade, das 14h às 17h
Rua da Consolação, nº 94, Centro


25/10, Sábado, 16h às 20h

“CAROLINA DE JESUS, A ARQUITETURA DA SOBREVIVÊNCIA E DO REVIDE”

Intervenção cênica e Projeção do filme “Vidas de Carolina”, de Jéssica Queiroz
  
Mesa redonda:
“Gritos e sussurros negros de Carolina”, com Débora Garcia (Atriz, poeta, presidente da Associação Literatura no Brasil)

“Ironia e drama em Quarto de Despejo”, com Fernanda Sousa (Professora e pesquisadora da obra de Carolina de Jesus)

“Dúvidas e frestas na letra de Carolina”, com Raffaella Fernandez (Pesquisadora da obra de Carolina de Jesus)
Comunidade Mauá
Rua Mauá, nº 342, Luz (ao lado da estação Luz de trêm/metrô)

Curadoria: Allan da Rosa & Ruivo Lopes

Produção: Ayo Produções

Apoio: Ocupação São João e Comunidade Mauá

Maiores informações: Edições Toró e Biblioteca Mario de Andrade

Nenhum comentário: