segunda-feira, 8 de março de 2010

Caipira sim, na Globo não


Inezita Barroso completou na semana passada 85 anos de vida, dos quais 55 são dedicados a música popular brasileira. Há 30 anos ela apresenta o Viola, Minha Viola, programa de TV que está há mais tempo no ar, sem nunca deixar de ser exibido ou trocar de emissora. Personalidade muito querida por todo o Brasil de dentro, sente-se isolada na luta para não deixar morrer o cancioneiro brasileiro de raiz, principalmente a música caipira. É ela quem avisa. "Essa música moderninha de hoje, que chamam de sertanejo, não tem valor. É completamente diferente da música caipira e a folclórica, que tem vários ritmos, como chamamé, catira, cateretê e tantos outros. A Globo se esforça para destruir [a cultura caipira], mas não consegue, está dentro da gente. Eu vou por a viola lá no alto. Não quero dinheiro, quero ver a viola triunfar. Se tivesse mais aliados nesta luta... Mas não gastei 55 anos da minha vida à toa. Hoje vejo cada vez mais orquestra de violas e fabricas do instrumento para criança. É um orgulho tremendo", conta Inezita.
O Viola, Minha Viola é exibido domingo, às 9h e sábado, às 21h30, pela TV Cultura. O programa fica ainda melhor se assistido ao sabor do café, pão e cuscuz de milho.

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.