quinta-feira, 21 de março de 2013

Racismo não, pára!




- o racismo não pára*
tá na cara
tá na pele
tá na folha
se escreve
é palavra
é Brasil
 
Há um costume brasileiro muito antigo e afeito que  a cordialidade no trato evita que chamemos as coisas como elas realmente são para evitar o conflito. Racismo é racismo, não é mal entendido e ponto final!
 
- o racismo não pára
tá na página
tá na estrofe
tá no verso
tá na imagem
é textura
é Brasil
 
Em menos de uma semana, dois fatos ameaçaram virar notícia. O primeiro, foi o trote aplicado por alunos de direito racistas da UFMG. O segundo, foi a homenagem racista que o estilista Ronaldo Fraga preparou para seu desfile na São Paulo Fashion Week. Digo "ameaçaram virar notícia" porque notícia quer dizer informação e deriva em conhecimento. O racismo deforma a informação e bloqueia o conhecimento.
 
- o racismo não pára
tá ao lado
tá ausente
no passado
no presente
é corrente
é Brasil
 
Os alunos racistas são de Minas Gerais. O estilista Ronaldo Fraga, responsável pela homenagem racista, também é de Minas Gerais. Estado fundado com sangue, suor e raça do povo negro. O descaso com a história de um povo é um convite para o racismo.
 
- o racismo não pára
tá na mente,
tá no agora
no passado
na memória,
é história,
é Brasil
 
Os primeiros despiram a branca, pintaram-na de preto, acorrentaram-na com cadeado, emplacaram-na com cartaz de papelão no qual estava identificada como caloura Chica da Silva, em referência a ex-escrava mineira nascida no século XVIII. A caloura foi arrastada pelo Campus da Universidade como um troféu de outrora. O sorriso branco diante da opressão são sinais evidentes de simpatia, prazer e complacência com o racismo.
 
- o racismo não pára
tá no nectar
tá no sumo
na semente
no consumo
é cultura
é Brasil
 
O outro colocou perucas de palha de aço na cabeça de modelos para supostamente homenagear a beleza negra. O racismo no Brasil é tão perverso e cínico que tenta se positivar mesmo mantendo sua natureza negativa, racista. A beleza negra não precisa de disfarce nem se apropriar daquilo que não é. Abeleza negra também está no cabelo crespo, sim!
 
- o racismo não pára
tá no fruto
tá no suco
na folhagem
no charuto
é produto
é Brasil
 
Os primeiros declararam que a prática racista não passou de uma brincadeira. O outro declarou que foi pego pela ronda politicamente correta. Duas expressões cordiais para dissimular o racismo no Brasil. Uns escondem o racismo no deboche, o outro na arrogância.
 
- o racismo não pára
tá no copo
tá no prato
no varejo
no atacado
é mercado
é Brasil
 
O ruído branco causado pelos dois fatos que não chegaram a virar notícia gerou certo incomodo. Mas como o racismo não pára, o ruído branco logo vira costume, relaxa e vai dormir.
 
- o racismo não pára
tá no nível
tá no plumo
tá na cerca
tá no muro
é concreto
é Brasil
 
Foram esses os dois fatos que quase viraram notícia na semana marcada pelo Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Soma-se a estes o caso da adolescente de 12 anos espancada por ser negra numa avenida pública do Distrito Federal. Enquanto as jovens a espancavam, ela ouviu de uma delas que não aceitavam negras no beco delas. Imagina o que terá acontecido com o racismo que nem chegou perto de ser quase notícia no Brasil.
 
- Racismo não!
Pára!
 
 
* Poema O Racismo não Pára, de Nelson Maca, disponível em Gramática da Ira.

Nenhum comentário: