sábado, 18 de agosto de 2012

Eu existo: Dia Nacional de Luta da População de Rua



No dia 19 de agosto de 2004, 7 pessoas em situação de rua que dormiam na praça da Sé, no centro de São Paulo, foram assassinado e outras 8 foram agredidas e gravemente feridas. A Chacina da Sé, como ficou conhecida, teve grande repercussão nacional e internacional. No entanto, apesar da cobrança por justiça feita por diversas organizações de direitos humanos, movimentos sociais e populares, até hoje não houve identificação e punição dos culpados.

Desde 2005 o Movimento Nacional da População de Rua organiza no dia 19 de agosto um ato em protesto contra a violência impune que recai sobre essa parcela da população. Essa data não foi escolhida aleatoriamente: em 19 de agosto de 2004, a Praça da Sé, em São Paulo, amanheceu manchada de sangue pela intolerância, pela violência gratuita e pela barbárie cometida contra pessoas em situação de rua.
Solidarize-se e participe do ato público seguido de passeata marcado para este domingo.
Agenda e Programação

Dia 19, domingo 19h - saída do vale do Anhangabaú rumo à Praça da Sé
20h - acampamento na Praça da Sé
21h - sarau

Dia 20, segunda-feira
9h - saída da Sé para a Faculdade de Direito do Largo São Francisco
9h30 - debate com candidatos à prefeitura de São Paulo

Afinal, a rua é nóis!




Assista o documentário Eu Existo, produzido pelo Centro Acadêmico XI de Agosto sobre a questão dos direitos humanos no centro de São Paulo. Este curta-documentário se propõe a tirar os moradores de rua da invisibilidade a qual estão condenados, colocando-os como agentes políticos capazes de expor os próprios problemas e de sugerir mudanças.

Nenhum comentário: