sexta-feira, 17 de maio de 2013

Virada Cultural: nos vemos nas ruas!


Confira a programação completa aqui!


Começa amanhã (18), mais uma edição da Virada Cultural em SP. Serão 24 horas de apresentações de variadas linguagens artísticas.

É tudo nosso...

Muito ritmo e muita poesia é o que prometem os bondes de saraus que tomarão os palcos dos largos São Bento e Santa Ifigênia, durante a Virada neste final de semana em SP.

Cultura de rua...

Em destaque está a volta do Hip Hop pros palcos da Virada. Pro jeito que foi saído, esta volta é indiscutivelmente significativa. Desde a violência da polícia militar contra o público durante a apresentação do Racionais MCs, em 2007, o Rap foi sendo injustamente banido, criminalizado e dispersado nas últimas edições desta que é a maior mostra artística de SP. A volta do Racionais MCs é o maior destaque da Virada.

Cadê...

Porém, não passou desabercebida a ausência das rappers no destaque e na programação de 2013. Eventos como a Virada costumam ser também espelhos da cultura presente na sociedade. Por acreditar que é obrigação do poder público agir para corrigir desigualdades, criadas ou alimentadas, por ação ou omissão, por ele próprio historicamente, é que compartilho da indignação da rapper Sharylaine em relação a invisibilidade das rappers na Virada. Nomes tem e de sobra pra equilibrar a balança. Faltou vontade pra incluí-las!

Pro que der e vier...


Divas do Hip Hop: Yzalú, Amanda NegraSim, Karol de Sousa, MC Stefanie, Karol Conká e Lurdez da Luz, mês passado no Sesc Itaquera. E tem muito mais.

Enfrentando desigualdades...

Acredito que cultura é também uma forma de enfrentamente das desigualdades. Se quiser ser realmente inclusiva, é bom que a Virada Cultural comece a dar exemplo.

A propósito...




Nos vemos nas ruas!


Nenhum comentário: