quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Leiaí, "O vendedor de travesseiros", o novo livro de poesia de Emerson Alcalde

 Leiaí! | Emerson Alcalde está de volta com "O vendedor de travesseiros" (Edições Maloqueirista, 2015), seu mais recente livro de poesias. Alcalde é conhecido dos circuito de saraus de São Paulo, principalmente dos slams (competição de poesia falada), sendo ele próprio um slammaster do Slam da Guilhermina, que acontece mensalmente na zona leste da Cidade. Na poesia, Alcalde estreou com "(A) Massa" (2011), cuja última edição foi bilíngue português/espanhol, tendo participado também de antologias poéticas da cena de saraus de São Paulo. 

Em "O vendedor de travesseiros", Alcalde apresenta o que parece suas novas incursões poéticas sem perder laços com a poesia ora falada ora ritmada, mas também "hermética", próximas de uma "exposição contemporânea que só tem riscos". A performance, que marca as apresentações da poesia falada de Alcalde, são difíceis de serem captadas na versão escrita, daí a surpresa ao ouvir o poeta ao vivo. 

O livro reúne poemas inéditos, e outros feitos para espetáculos teatrais e para o disco "Entre" do rapper paulistano Kamau, responsável pela texto da orelha do livro. "O jeito como ele joga com as palavras se assimila a malabares", diz o rapper paulistano. A atriz-MC Roberta Estrela D'alva, slammaster do ZAP! Slam, assina o prefácio no qual afirma sobre a poética de Alcalde: "As palavras perfomam, clamam pela cena e os devaneios pousam em nossas mentes ao penetrarmos no seu universo, que neste novo trabalho vem carregado de imagens oníricas e surrealistas (...)". 

O livro tem o formato de bolso, tradicional das Edições Maloqueiristas

Recomendo a leitura!

Livro: “O vendedor de travesseiors", 71 páginas
Gênero: Poesia
Autor: Emerson Alcalde
Editora: Edições Maloqueiristas, 2015
Contato: emersonalcalde@hotmail.com
Facebook: Emerson Alcalde de Jesus
Blog: www.emersonalcalde.blogspot.com.br

Nenhum comentário: